A importância do psicólogo nas organizações.
A psicologia organizacional tem como objetivo analisar e estruturar o perfil e o desempenho dos colaboradores de uma determinada instituição, sendo assim, uma psicologia direcionada a gestão de pessoas.
O interesse do profissional é pela conduta do trabalhador em seu espaço profissional, o que contempla as relações grupais, a forma deste indivíduo se manifestar individualmente ou com o todo, a fim de possibilitar melhorias no desempenho do emprego e nas relações, assim, proporcionando qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A função do psicólogo é aplicar técnicas de recrutamento e seleção, testagem, fazer pesquisa sobre o clima organizacional e proporcionar programas visando trabalhar as questões de cada empresa, visto que assim como cada sujeito apresenta questões particulares, pois ao ser formada por pessoas irá desempenhar valores, crenças, hábitos, o que é singular de sujeito para sujeito.
Ao se referir em recrutamento devemos saber que o recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no MRH (mercado de recursos humanos) para abastecer seu processo seletivo.
O recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo.
O recrutamento ainda pode ser interno ou externo.
O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização.
O externo atua sobre candidatos que estão no MRH.
O psicólogo ainda trabalha com testes de aptidão, estes testes foram criados principalmente para uso no aconselhamento vocacional e na seleção e classificação de pessoal.
Havendo também a testagem psicológica, a qual é, fundamentalmente, uma medida objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento.
Os testes psicológicos são iguais aos testes de qualquer outra ciência, na medida em que se fazem observações sobre uma amostra pequena, mas cuidadosamente escolhida, do comportamento de um indivíduo.
Esse método pode ser utilizado tanto no processo de entrevista para cargo empregatício quanto para possibilitar ferramenta de intervenção, visando compreender para posteriormente melhorar a adaptação ao ambiente, possibilitando a superação de problemas ou de redução de danos à saúde.
A psicologia organizacional e do trabalho no que se refere ao plano institucional é necessária, pois possibilita a renovação de estratégias, tendo capacidade de identificar e desenvolver recursos sob incertezas e ambiguidades, ser facilitador das relações, ser, portanto, um decodificador de significados em um mundo turbulento.
Para isto os profissionais da psicologia dispõem de um arsenal de recursos úteis para compreender o desempenho em interações sociais.
De modo que acaba estimulando a produção de relacionamentos produtivos, apresentando metas e ofertando apoio diferenciado dentro das necessidades das pessoas ou grupos em situações específicas.
Vitória Quevedo Pimentel
Psicóloga
CRP 07/32924
(55)9.9193.8304
Postado por: https://aquitemtrabalho.com.br
Curta no página no Facebook – https://www.facebook.com/aquitemtrabalhosempre
Inscreva-se no Canal: AQUI TEM TRABALHO