Agências do INSS reabrem a partir de segunda-feira 14 de setembro de 2020 de forma gradual

Agencias do INSS reabrem a partir de segunda feira 14 de setembro de 2020 de forma gradual www.aquitemtrabalho.com.br

INSS

O atendimento será exclusivo para quem fizer agendamento pela internet ou telefone 135.
Para ser atendido, é necessário fazer o agendamento.
A data pode ser marcada no ‘Meu INSS’, pelo site ou aplicativo, ou no telefone 135.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai iniciar, na próxima segunda-feira (14), a reabertura gradual das agências. Inicialmente, o serviço presencial será retomado nas agências que concentram o maior volume de atendimentos.

Mas o cidadão deve estar atento.

Para ser atendido, é necessário fazer o agendamento.

A data pode ser marcada no ‘Meu INSS’, pelo site ou aplicativo, ou no telefone 135.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, destacou que serão reabertas apenas as agências em condições de atender integralmente os protocolos de segurança para prevenir a Covid-19.

“Temos que voltar, temos um serviço essencial. As atividades devem ser retomadas com responsabilidade, sim, tendo como foco a proteção do servidor e do segurando”, disse Bianco.

Os serviços disponíveis para atendimento presencial serão: avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa ou judicial, reabilitação profissional e perícia médica.

No caso da perícia médica, a retomada merecerá atenção especial dos protocolos de segurança, por isso, ao longo dos próximos dias, serão informadas as agências que gradualmente voltarem a prestar o serviço.

Mesmo com a abertura das agências, o serviço remoto continuará disponível aos segurados.

A suspensão do atendimento presencial nas unidades ocorreu em março em razão da Covid-19.

“Continuaremos prestando todos os serviços como foi feito durante a pandemia, de forma remota. O objetivo agora é abrir com segurança e iniciar esse processo de reabertura para que possamos, em um curto espaço de tempo, estar a pleno vapor”, disse o secretário Bruno Bianco.

As informações sobre as agências que estarão abertas e atendendo perícia médica estarão disponíveis no Meu INSS e no Dique 135.

“Se fosse nesse momento agora, seriam 547 agências, mas estamos trabalhando para procurar atender os últimos pontos em algumas agências. A cada momento, podemos ter uma situação diferente de uma agência que está faltando um ou outro requisito de protocolo de segurança para conseguir atender”, disse o presidente do INSS, Leonardo Rolim.

Medidas de segurança

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, as agências passarão por constante inspeção e avaliação sobre as condições de segurança.

Além disso, para entrar nas unidades será preciso usar máscara e passar por aferição da temperatura corporal.

Os servidores receberão equipamentos de proteção, assim como as pessoas atendidas.

Para evitar aglomerações dentro e fora das agências, o INSS reforça que os segurados sem agendamento não serão atendidos.

A portaria que trata das medidas de prevenção à transmissão do coronavírus no retorno do funcionamento das agências foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).

Saiba mais:

Meu INSS: tudo o que você precisa saber


VEJA O VÍDEO COM TRECHO DA ENTREVISTA:

 

Fonte: gov.br

Postado por: https://aquitemtrabalho.com.br

Curta no página no Facebook – https://www.facebook.com/aquitemtrabalhosempre

Inscreva-se no Canal: AQUI TEM TRABALHO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *