CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL: SAIBA COMO TER A SUA.
Desde 2019 os brasileiros podem utilizar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital — o documento físico deixou de ser emitido nesse mesmo ano.
Assim como na carteira de trabalho física, o documento digital registra todas as informações sobre o histórico profissional do trabalhador e tem validade oficial.
A carteira física continua valendo para quem já tinha o documento.
Para os novos trabalhadores, fica valendo a nova versão digital.
Como solicitar minha carteira de trabalho digital?
É possível emitir sua CTPS digital por meio de um sistema do governo.
Confira o passo a passo:
- Digite acesso.gov.br no seu navegador
- Se você nunca tiver registrado nada nesse sistema do governo, clique em “Criar sua conta”
- Preencha todos os dados pedidos pelo cadastro
- O sistema vai pedir uma forma de ativação do cadastro: selecione entre mensagem SMS no seu celular ou via email
- Você receberá uma mensagem de confirmação do cadastro e deverá cadastrar uma senha a seguir.
A próxima etapa é baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na sua loja de aplicativos.
Se você usa um celular Android, vá até a Play Store e busque pelo aplicativo oficial digitando “CTPS Digital”.
Se você usa iPhone, vá até a App Store e busque pelo mesmo termo.
Preste atenção ao nome do autor do aplicativo na loja, que deve se chamar “Governo do Brasil”.
Há muitos aplicativos não oficiais que tentam imitar o app do governo.
Baixei o aplicativo. E agora?
O próximo passo é acessar o app no celular.
Assim que abri-lo o sistema pedirá seu CPF e a senha cadastrada na etapa anterior.
Depois, confirme algumas informações como data de nascimento e nome da mãe.
Pronto, você já consegue acessar as informações básicas sobre seus últimos registros profissionais.
Para acessar informações detalhadas, o sistema pode pedir outras informações para confirmar sua identidade, por exemplo: o nome da última empresa que você trabalhou, o ano do último registro e se recebeu algum benefício do INSS.
Cuidado ao confirmar essas informações, pois o preenchimento incorreto pode bloquear o seu acesso.
A emissão da Carteira de Trabalho Digital não exclui a validade do seu documento físico.
Guarde sua carteira de trabalho comum para ter acesso aos registros mais antigos e para ter acesso à anotações como férias e dados sobre seu 13º salário.
Em caso de dúvidas, ligue na central 158 para maiores informações.
Fonte: UOL
Postado por: https://aquitemtrabalho.com.br
Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/aquitemtrabalhosempre
Inscreva-se no Canal: AQUI TEM TRABALHO
Ajude esse portal.
Clique na imagem da Vakinha