Cuidador de Idosos: Saiba mais sobre essa profissão!

Cuidador de Idosos Saiba mais sobre essa profissao www.aquitemtrabalho.com.br

Cuidador de Idosos: Saiba mais sobre essa profissão!

Um cuidador ou cuidadora de idosos é a pessoa responsável por ajudar nos cuidados de uma pessoa idosa, geralmente contratado por uma família para cuidar de um parente idoso.

O cuidador de idosos irá acompanhar o idoso em toda a sua rotina, muitas vezes precisando passar a noite no trabalho.

Essas condições dependem do acordo feito com os contratantes.

A função do cuidador de idosos é ajudar com necessidades básicas do indivíduo cuidado, como higiene, alimentação, companhia e remédios.

A rotina de trabalho do cuidador de idosos se baseia em auxiliar o idoso em seu dia a dia como nas refeições, nos banhos, nas horas de distração e na administração dos remédios.

Atualmente, com o envelhecimento da população, o mercado de trabalho tem se mostrado em expansão.

Se você está em busca de trabalho como cuidador ou cuidadora de idosos e enquanto a sua tão sonhada vaga não chega, você está a fim de se ocupar se preparando para ela?

Esse convite é para você.

Você sabe que com o envelhecimento populacional, há também um aumento na porcentagem de pessoas idosas com doenças crônico-degenerativas, e por isso há uma aumento na demanda de cuidados prolongados a essas pessoas idosas fragilizadas.

Por isso a profissão de cuidador de idosos é muito importante.

No Brasil, normalmente quem cuida acaba sendo alguém da família, principalmente filhas e cônjuges, do sexo feminino e de meia idade.

Essas mulheres ao assumirem a tarefa de cuidar de um idoso dependente, acabam tendo que se adaptar a situações e a exigências novas que podem ser de ordem física, cognitiva ou psicológica.

O que se sabe é que quanto mais velhos os idosos se encontram, maior a probabilidade de apresentarem vários problemas de saúde concomitantes, que interferem na sua funcionalidade, gerando alta demanda de assistência por parte dessas mulheres cuidadoras.

Estudos demonstram que, com o passar do tempo e com a maior dependência da pessoa idosa, essas mulheres cuidadoras podem ter dificuldades de prestar assistência porque acabam ficando com sentimentos de sobrecarga e estresse e pode até aparecer sintomas depressivos.

Somado a isso, se sabe que as tarefas decorrentes do cuidar normalmente se concentram em uma pessoa, gerando uma sobrecarga maior ainda, afinal fazer tudo sozinha torna a experiência mais desafiadora.

Você viu como a tarefa de cuidar de uma pessoa idosa podem ser, por um lado, difícil porque exige habilidade de se relacionar com as pessoas e, ao mesmo tempo, pode não ter para quem pedir ajuda nesse trabalho?

Mas, os cuidadores que conseguem ter um repertório bem desenvolvido de habilidades sociais e que conseguem ter consciência de suas forças e as usam no seu dia a dia de forma competente, tendem a se sair melhor e não sofrem com esse trabalho, e acabam tirando sempre um tempinho para si, mais tempo para o autocuidado que os cuidadores não o fazem.

Por isso, antes mesmo de você ser chamado para uma vaga de cuidador é importante que você aumente a consciência dos seus recursos, das suas potencialidades, afinal as famílias não vão colocar para dentro de suas casa quem não está fortalecido e bem mentalmente.

psicóloga Juliana Frighetto www.aquitemtrabalho.com.br
Psicóloga Juliana Frighetto

 

Quando a psicóloga Juliana Frighetto estudou no doutorado, comprovou em 200 idosos a influência dos cuidadores de idosos, as suas forças e virtudes e o quanto elas fazem bem para um envelhecimento positivo.

Todos temos ao menos 24 forças, sendo que cada grupo delas contempla uma virtude (por exemplo a sabedoria).

Mas, nem todos usamos essas forças simplesmente pro não saber que elas existem.

E elas ajudam muito a aumentar a percepção de satisfação com a vida, de percepção de suporte familiar e de saúde geral.

 

 

Incrível, não é?

Um dos jeitos de ter consciência dessas forças é por meio da meditação.
E para você que quer aumentar a consciência de suas forças estamos disponibilizando o “Desafio 5 dias”.

Como funciona?

Entre no grupo de WhattsApp através do convite e lei a descrição do grupo para cadastrar e receber 5 meditações gratuitamente:

https://chat.whatsapp.com/GjYENRhYgIvC68xUE0Z81Q

Fonte: https://envelheseremfamilia.com.br/

Postado por: https://aquitemtrabalho.com.br

Curta no página no Facebook – https://www.facebook.com/aquitemtrabalhosempre

Inscreva-se no Canal: AQUI TEM TRABALHO

envelheser escolha viver bem www.aquitemtrabalho.com.br
Clique na imagem e saiba mais.

 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *