Dicas para entrevistas por telefone que ajudarão você a ser contratado

Dicas para entrevistas por telefone que ajudarao voce a ser contratado emprego dos sonhos w.aquitemtrabalho.com.br

Enquanto você procura emprego, é importante estar preparado para uma entrevista por  telefone  a qualquer momento. Muitas empresas iniciam o  processo de entrevista  com um telefonema para discutir a oportunidade de trabalho com um possível empregado, determinar se o candidato é adequado e avaliar seu interesse no cargo. Em alguns casos, uma entrevista por telefone pode ser a única entrevista que você terá.

Em muitos casos, sua  entrevista será agendada com antecedência  por e-mail ou telefone. Em outros, você pode receber uma ligação surpresa perguntando se está disponível para conversar sobre o trabalho.

Você nunca sabe quando um recrutador ou um contato de rede pode ligar e perguntar se você tem alguns minutos para conversar; portanto, sempre atenda o telefone profissionalmente, especialmente se o número não for familiar.

Você também deve se certificar de que sua mensagem de correio de voz seja profissional.

Por que as empresas usam entrevistas por telefone

Os empregadores usam entrevistas por telefone como forma de identificar e recrutar candidatos para o emprego. As entrevistas por telefone costumam ser usadas para selecionar candidatos para restringir o número de candidatos que serão convidados  para entrevistas pessoais . Uma ligação telefônica é uma maneira relativamente rápida e de baixo esforço para determinar se um candidato é adequado.

Eles também são usados ​​para minimizar as despesas envolvidas na entrevista com candidatos de fora da cidade. Para posições remotas, uma entrevista por telefone pode ser a única opção.

Prepare-se para uma entrevista por telefone

Antes de telefonar para uma entrevista de emprego, reveja essas dicas e técnicas da entrevista por telefone para poder aceitar a entrevista e passar para a próxima rodada.

Pesquise a Empresa

Se você tiver um aviso prévio da entrevista, verifique a descrição do trabalho e faça um pouco de  pesquisa sobre a empresa .

Prepare-se com antecedência

Prepare-se para uma entrevista por telefone da mesma maneira que faria para uma entrevista pessoal regular. Compile uma lista de seus  pontos fortes  e  fracos , bem como uma lista de respostas para perguntas típicas de  entrevistas por telefone . Além disso, tenha uma  lista de perguntas  prontas para perguntar ao entrevistador.

Mostre ao empregador que você é um par

Reserve um tempo para  combinar suas qualificações com a descrição do cargo,  para que você possa explicar por que você é um forte candidato ao cargo. Revise seu currículo também. Saiba as  datas em que você ocupou cada um de seus empregos anteriores e quais eram suas responsabilidades.

Tenha seu material de trabalho por perto

Você deve se sentir confortável e pronto para discutir seus antecedentes e habilidades com confiança durante uma conversa por telefone. Tenha uma cópia do seu currículo por perto, para que você possa consultá-lo durante a entrevista. Tenha também uma cópia do anúncio de emprego e uma cópia da sua carta de apresentação, se você a enviou.

Considere criar um rascunho de email ou um novo arquivo do Word ou Google com todas as informações relevantes. Dessa forma, você terá todos os detalhes – notas sobre a empresa, pontos-chave que deseja enfatizar durante a entrevista, sua carta de apresentação, anúncio de emprego etc. – em um único local.

Prática de entrevistas

Falar ao telefone não é tão fácil quanto parece. Como em uma entrevista pessoal, a prática pode ser útil. Isso não apenas o ajudará a ensaiar respostas para perguntas comuns da entrevista por telefone, mas também a perceber se você tem muitos tiques verbais, não consegue enunciar ou fala muito rápido ou muito devagar.

Para praticar, peça a um amigo ou membro da família que conduza uma  entrevista simulada  e grave-a para que você possa ver como soa por telefone. Depois de gravar, você poderá ouvir seus “ums” e “uhs” e “okays”, para que possa praticar a redução deles no seu discurso de conversação. Também o ajudará a identificar se você tem o mau hábito de interromper ou divagar.

Além disso, ouvir a gravação o ajudará a identificar respostas que você pode melhorar.

Se você não tem alguém que possa ajudar, pratique respondendo suas próprias perguntas. Você não precisa memorizar respostas, mas ter uma noção do que você dirá ajudará a reduzir os nervos e a fazer com que as respostas soem mais naturais.

Prepare-se para a chamada

Antes da chamada,  confirme todos os detalhes,  incluindo a data, a hora e com quem você estará conversando. Certifique-se de saber se o entrevistador está ligando para você ou se você precisa fazer a ligação.

Se  algo der errado e você perder a ligação ou o recrutador não ligar a tempo, respire fundo e tente manter a calma. Você poderá  recuperar a chamada ou reagendar, se necessário .

Use um espaço silencioso, confortável e privado, sem distrações, para poder se concentrar na entrevista.

Se você estiver usando seu celular, verifique se ele está totalmente carregado e se está em um local com boa recepção para a ligação. Você também pode achar que ficar em pé durante uma entrevista ajuda a parecer mais enérgico durante a ligação.

Etiqueta adequada para entrevistas por telefone

Revise essas diretrizes para obter uma etiqueta de entrevista por telefone apropriada, para causar a melhor impressão em seu entrevistador.

Atenda o telefone você mesmo. Primeiro, certifique-se de informar os membros da família e / ou colegas de quarto que você está esperando uma ligação. Quando você atender o telefone, responda com seu nome. Você pode dizer: “Aqui é Jane Doe” ou “John Smith falando!” Dessa forma, o entrevistador saberá que alcançou a pessoa certa. Certifique-se de usar um tom de voz otimista (tente sorrir enquanto fala).

Siga o exemplo do entrevistador. Alguns entrevistadores podem querer se envolver em alguns minutos de conversa fiada. Outros podem querer ir direto para a entrevista. Deixe o entrevistador orientar o início da conversa, mas esteja preparado para falar sobre o clima ou fazer outras conversas.

Ouça atentamente o entrevistador  e não comece a falar até que o entrevistador termine a pergunta. Se você tem algo a dizer, anote no seu bloco de notas e mencione quando for a sua vez de falar. Também pode ser útil anotar a pergunta (ou pelo menos algumas palavras-chave).

Não se preocupe se precisar de alguns segundos para pensar em uma resposta , mas não deixe muito ar morto. Se você precisar que o entrevistador repita a pergunta, pergunte.

VEJA TAMBÉM:

Curso mais popular de Harvard está disponível de graça e em português

 

Dicas para obter uma entrevista por telefone

Siga estas dicas para uma entrevista por telefone bem-sucedida:

Crie uma lista de verificação. Revise a publicação do trabalho e faça uma lista de como suas qualificações correspondem aos critérios de contratação. Tenha a lista disponível para que você possa dar uma olhada nela durante a entrevista.

Tenha seu currículo à mão.  Mantenha o seu  currículo  à vista (na parte superior da sua mesa ou cole-o na parede) para que fique ao seu alcance quando precisar responder a perguntas.

Esteja preparado para tomar notas.  Tenha uma caneta e papel à mão para fazer anotações.

Não seja interrompido. Desative a chamada em espera para que não seja interrompida. Coloque o celular em “Não perturbe” para não ouvir bipes ou zumbidos de aplicativos, mensagens de texto etc.

Reagende se necessário.  Se a chamada não foi agendada e não é uma hora conveniente, pergunte se você pode conversar em outra hora e sugira algumas alternativas.

Limpe a sala. Despeje as crianças e os animais de estimação. Desligue o aparelho de som e a TV. Feche a porta.

Use um telefone fixo. Se você tiver um telefone fixo, use-o em vez do seu celular. Dessa forma, você eliminará a possibilidade de má recepção ou queda de chamadas.

O que você deve ou não fazer durante a chamada

  • Do  uso Sr. ou Sra, seguido pelo sobrenome do entrevistador. Só use o primeiro nome se eles pedirem.
  • Não  fume, masque chiclete, coma ou beba.
  • Não  manter um copo de água à mão, no entanto. Não há nada pior do que sentir cócegas na garganta ou tossir quando precisar falar ao telefone. Tenha um copo de água pronto para tomar um gole rápido se a boca ficar seca.
  • Faça  sorriso. Sorrir projetará uma imagem positiva para o ouvinte e mudará o tom da sua voz. Também pode ser útil ficar de pé durante a entrevista, pois isso normalmente dá à sua voz mais energia e entusiasmo.
  • Faça  foco, ouvir e enunciado. É importante se concentrar na entrevista, que pode ser mais difícil ao telefone do que pessoalmente. Certifique-se de ouvir a pergunta, pedir esclarecimentos se não tiver certeza do que o entrevistador está perguntando e falar devagar, com cuidado e clareza quando responder. É bom levar alguns segundos para compor seus pensamentos antes de responder.
  • Não  interrompa o entrevistador.
  • Não  tenha pressa. É perfeitamente aceitável levar um momento ou dois para reunir seus pensamentos.
  • Faça  anotações. É difícil lembrar o que você discutiu após o fato; portanto, faça breves anotações durante a entrevista.
  • Do  dar respostas curtas. É importante manter o foco nas perguntas e nas suas respostas.
  • Você  tem perguntas prontas para perguntar ao entrevistador. Esteja preparado para responder quando o entrevistador perguntar se você tem alguma pergunta para ele ou ela. Revise essas  perguntas para perguntar ao entrevistador  e tenha algumas já prontas.
  • Não  se lembrar  que seu objetivo é a criação de uma entrevista cara-a-cara . No final da conversa, depois de agradecer ao entrevistador, pergunte se seria possível encontrar-se pessoalmente.

Acompanhamento após a entrevista

À medida que a entrevista termina, certifique-se de agradecer ao entrevistador:

  • Peça o endereço de e-mail do entrevistador, caso ainda não o tenha.
  • Envie um  e-mail de agradecimento  imediatamente, agradecendo ao entrevistador e reiterando seu interesse no trabalho.
  • Você também pode usar sua  nota de agradecimento  como uma maneira de fornecer informações sobre qualquer qualificação relacionada a qual você não tenha mencionado durante a entrevista por telefone.

Quando a entrevista terminar, revise cuidadosamente todas as anotações que você conseguiu fazer durante a conversa. Anote quais tipos de perguntas foram feitas, como você respondeu e quaisquer perguntas de acompanhamento que você possa ter se tiver a oportunidade de fazer uma  entrevista pessoal  ou uma segunda entrevista por telefone – ou mesmo uma oferta de emprego. Boa sorte!

Fonte: https://opetroleo.com.br/

Postado por: https://aquitemtrabalho.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *