O QUE UMA EMPRESA NÃO PODE EXIGIR DE UM FUNCIONÁRIO

O QUE UMA EMPRESA NÃO PODE EXIGIR DE UM FUNCIONÁRIO

As relações trabalhistas são regidas por uma série de leis e normas que estabelecem os direitos e deveres dos trabalhadores e das empresas.

Algumas empresas, porém, acabam extrapolando os limites legais e exigindo dos funcionários coisas que não são permitidas por lei.

Neste artigo, vamos falar sobre o que uma empresa não pode exigir de um funcionário e quais são as consequências para a empresa caso ela descumpra a lei.

  1. Exigir trabalho em horas extras sem remuneração adequada

As horas extras são um direito do trabalhador e devem ser remuneradas de acordo com a legislação trabalhista.

A empresa não pode exigir que o funcionário trabalhe além do horário estabelecido sem a devida compensação financeira.

Caso a empresa exija o trabalho em horas extras sem remuneração adequada, o funcionário pode acionar a justiça do trabalho para garantir seus direitos e a empresa pode ser penalizada com multas e outras sanções.

  1. Exigir trabalho em condições insalubres ou perigosas

A empresa tem a obrigação de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus funcionários.

A empresa não pode exigir que o funcionário trabalhe em condições insalubres ou perigosas que possam colocar sua saúde em risco.

Caso a empresa exija o trabalho nessas condições, o funcionário pode acionar a justiça do trabalho para garantir seus direitos e a empresa pode ser penalizada com multas e outras sanções.

  1. Exigir trabalho em feriados sem remuneração adequada

O trabalho em feriados é permitido por lei, mas deve ser remunerado de acordo com a legislação trabalhista.

A empresa não pode exigir que o funcionário trabalhe em feriados sem a devida compensação financeira.

Caso a empresa exija o trabalho em feriados sem remuneração adequada, o funcionário pode acionar a justiça do trabalho para garantir seus direitos e a empresa pode ser penalizada com multas e outras sanções.

  1. Exigir que o funcionário trabalhe além da jornada estabelecida

A jornada de trabalho é definida por lei e a empresa não pode exigir que o funcionário trabalhe além do horário estabelecido sem a devida compensação financeira.

Caso a empresa exija que o funcionário trabalhe além da jornada estabelecida, o funcionário pode acionar a justiça do trabalho para garantir seus direitos e a empresa pode ser penalizada com multas e outras sanções.

 




 

  1. Exigir que o funcionário trabalhe em regime de exclusividade

A empresa não pode exigir que o funcionário trabalhe em regime de exclusividade, ou seja, que ele não possa trabalhar em outra empresa ou ter outra fonte de renda.

Caso a empresa exija o regime de exclusividade, o funcionário pode acionar a justiça do trabalho para garantir seus direitos e a empresa pode ser penalizada com multas e outras sanções.

  1. Exigir que o funcionário realize tarefas que não estejam relacionadas com suas funções

A empresa não pode exigir que o funcionário realize tarefas que não estejam relacionadas com suas funções ou que não sejam compatíveis com a sua formação ou capacitação profissional

Caso a empresa exija que o funcionário realize tarefas dessa natureza, o funcionário pode acionar a justiça do trabalho para garantir seus direitos e a empresa pode ser penalizada com multas e outras sanções.

  1. Exigir que o funcionário trabalhe em regime de escala 12×36 sem acordo coletivo

O regime de escala 12×36, no qual o funcionário trabalha 12 horas seguidas e folga 36 horas, é permitido por lei, desde que haja um acordo coletivo entre a empresa e o sindicato da categoria.

Caso a empresa exija que o funcionário trabalhe em regime de escala 12×36 sem acordo coletivo, o funcionário pode acionar a justiça do trabalho para garantir seus direitos e a empresa pode ser penalizada com multas e outras sanções.

Conclusão

A empresa não pode exigir do funcionário coisas que não são permitidas por lei.

Além das consequências legais e financeiras, a empresa pode também sofrer prejuízos em sua reputação e imagem. É importante que as empresas estejam sempre atentas às leis trabalhistas e respeitem os direitos dos funcionários.

Já os trabalhadores devem conhecer seus direitos e acionar a justiça do trabalho em caso de violação desses direitos. Dessa forma, todos saem ganhando: os trabalhadores, as empresas e a sociedade como um todo.

Postado por: https://aquitemtrabalho.com.br

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