Veja 5 dicas para te ajudar a conquistar um emprego na pandemia

Veja 5 dicas para te ajudar a conquistar um emprego na pandemia www.aquitemtrabalho.com.br

Desde março, o brasileiro teve que aprender a lidar com um novo cenário no país. A chegada do novo Coronavírus afetou diversos setores da economia, e, consequentemente também o mercado de trabalho. Você quer ajuda para encontrar um emprego na pandemia?

Milhares de pessoas começaram a deixar de ver uma luz no fim do túnel. Empresas reduziram custos e salários, além de algumas terem sido fechadas. Mas, muitas outras mantiveram seu banco de oportunidades sempre atualizados e continuaram contratando.

No entanto, em meio ao novo cenário, o que fazer para se destacar? Como conseguir uma vaga de emprego em um contexto cada vez mais competitivo e tendo mais pessoas precisando de uma vaga no mercado de trabalho

Você sabia, por exemplo, que o índice de desemprego chegou a 12,9 % no último trimestre? Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD Contínua).

Além disso, dados analisados pelo LCA Consultores, de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que a taxa de desemprego dos jovens deve crescer para 38,8% ainda este ano.

‘Mercado tende a ficar mais exigente’, diz especialista

Para o sócio-acionista do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Jefferson Vendrametto, quase 80% dos jovens indicam que ter pouco tempo de trabalho, pouca experiência ou qualificação pode atrapalhar a conquista de uma vaga de emprego.

Jefferson explica que o mercado ficará ainda mais exigente e competitivo com esse cenário. Mas, esse é um motivo para que os indivíduos busquem ainda mais alternativas e fontes de capacitação.

Ele revela que, no Cebrac Empregos, cadastra não apenas alunos, mas toda uma comunidade, com mais de 9 mil empresas cadastradas. Ele explica que, além de cadastrar, ainda direciona a melhor oportunidade de acordo com o perfil profissional e onde o candidato reside. É o que também reforça Luciana Fontes, Superintendente do CEBRAC.

“Devido à crise, o mercado tende a ficar mais exigente no perfil dos profissionais, mas não há porque desanimar, cursos profissionalizantes podem ser o grande diferencial e abrir portas para o mercado de trabalho”, diz Jefferson.

 

Conheça 5 dicas para conseguir um emprego na pandemia

Pensando em ajudar os milhares de desempregados que buscam uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, Jefferson Vendrametto lista 5 dicas do que fazer para conquistar uma vaga de emprego durante a pandemia.

#1 Elaborar currículos atrativos e sem excesso

A primeira dica é elaborar currículos que sejam atrativos. Mas como fazer isso?

O especialista comenta que já está ultrapassado fazer currículo com muitas informações, sem objetividade e relatando detalhadamente todas as atividades exercidas de forma extensa e cansativa.

Ele aconselha inovar. Colocar apenas o necessário e essencial para que o recrutador saiba de forma eficaz. Para isso, a melhor forma é se cadastrar em sites e deixar que as informações ali sejam organizadas de forma visual e atrativa.

#2 Faça cursos e se especialize

Outra forma de garantir um emprego na pandemia é apostando em cursos e especializações. O especialista aconselha que sejam priorizadas áreas de ampla contratação:

“Pode ser uma oportunidade para você que perdeu o emprego e não sabe muito bem o que fazer ou em qual área investir sua próxima qualificação. Vimos um crescimento na procura de cursos por jovens e pessoas com mais de 30 anos, buscando uma nova profissão. Isso com certeza é um diferencial.”

 

#3 Pesquise sobre a sua futura empresa

Um erro do candidato é se candidatar para todo tipo de vaga e não conhecer a empresa. Isso pode atrapalhar, por exemplo, em uma entrevista ou fases de recrutamento.

O especialista aconselha que os candidatos pesquisem a empresa e a área de atuação, para garantir que se saia bem na entrevista e fale com propriedade:

“Saiba quais áreas seu serviço pode ser útil, e pesquise sobre as empresas que você tenha vontade de aprender a trabalhar. Cheque os valores da companhia, oportunidade de crescimento, treinamentos oferecidos e busque nas redes sociais voltadas a contatos profissionais vagas e profissionais que podem te direcionar a novas oportunidades por meio da rede de contatos que a plataforma propicia.”

 

#4 Foco, disciplina e comprometimento

Essas são três características que um participante de processo seletivo deve ter no decorrer do recrutamento. Os três pilares serão essenciais para que ele tenha, por exemplo, uma boa relação trabalhista no futuro.

Isso mesmo, não é algo que será considerado e avaliado apenas no decorrer do processo seletivo e na busca da vaga, mas também durante a convivência na empresa.

“As habilidades podem ser desenvolvidas, mas se o candidato não tiver nítido o que ele quer, manter-se focado mesmo na pressão e comprometido com os resultados e processos da empresa, isso transparecerá durante a entrevista. Agora, mais que nunca, estas habilidades estão sendo testadas, principalmente com o Home Office em alta”, explica.

#5 Ache seus pontos fracos e fortes

Por fim, o candidato precisa encontrar as suas habilidades e fortalecer os pontos que encontrar mais dificuldades. Neste processo, não é erro ou vergonha ter que trabalhar algo a mais ou aprender o novo. O melhor é reconhecer o que sabe e o que não sabe, o quanto antes.

Segundo o especialista, é preciso ser seguro do que você sabe e do que pode oferecer, para que você seja um profissional adequado para a determinada vaga.

“As dificuldades devem ser trabalhadas seja elas comportamental e/ou técnicas. Criar mecanismos que ajudem a trabalhar em equipe, cumprir prazos e determinadas tarefas são muito úteis e podem fazer com que o gestor perceba o seu potencial!”

 

Veja também:

Como arrebentar na entrevista de emprego e conseguir a vaga de vendedor.

Fonte: https://folhadirigida.com.br/empregos/especiais/dicas-ajudar-a-conquistar-emprego-na-pandemia

Postado por: https://aquitemtrabalho.com.br

 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *