CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO – GUIA COMPLETO

CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO – GUIA COMPLETO

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou a realização do primeiro Concurso Público Nacional Unificado.

Este novo modelo de seleção de servidores públicos, semelhante ao ENEM, visa centralizar os certames autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.

O concurso, que será realizado em 180 cidades em todas as 5 regiões do Brasil, tem como objetivo democratizar o acesso da população às oportunidades no serviço público.

A escolha das cidades levou em consideração a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso.

As inscrições para o concurso estão previstas para ocorrerem entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024, com a aplicação das provas marcada para o dia 5 de maio de 2024.

O concurso visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos em todo o país, com remuneração que pode chegar até R$23.579,71.

Este novo modelo de concurso público é uma resposta à perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos e visa reconstruir a capacidade dos órgãos.

Além disso, busca selecionar pessoas com vivências diferentes, capazes de incidir na elaboração de políticas públicas, garantindo maior legitimidade à máquina pública.

Com a realização do Concurso Público Nacional Unificado, o Brasil dá um passo importante na modernização e democratização do acesso ao serviço público, garantindo que todos tenham a mesma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do país.

 



 

Mais informações

 

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federa.

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

Recentemente, o governo publicou o edital do Concurso Nacional Unificado com 6,6 mil vagas.

Os candidatos poderão se inscrever a partir de 19 de janeiro, no site da Fundação Cesgranrio.

O edital acrescentará informações sobre blocos temáticos, conteúdo das provas, validade do certame, entre outros.

 

Como será o Concurso Público Nacional Unificado?

 

O Concurso Público Nacional Unificado será organizado de forma semelhante ao ENEM, com a realização de um mesmo certame em aproximadamente 180 cidades, de forma concomitante.

Aqui estão mais detalhes sobre como será o concurso:

As provas serão divididas em dois momentos no mesmo dia:

Provas objetivas com uma estrutura comum para todos os candidatos.
Aplicação de provas específicas e dissertativas com base em blocos temáticos.
A primeira fase será composta de prova objetiva, prevista para ser aplicada até março de 2024, de conhecimentos gerais e específicos além de prova dissertativa que será para alguns cargos.

A segunda fase contará com uma prova de títulos.

Os resultados gerais da primeira fase serão divulgados até o fim de abril de 2024.

As inscrições serão realizadas no site da banca organizadora (a ser definida pelo governo).

Os candidatos deverão escolher um dos oito blocos temáticos e indicar por ordem de prioridade, os cargos que desejam concorrer dentro do mesmo bloco.

É possível realizar a inscrição em mais de um cargo, desde que ele esteja no mesmo bloco temático.

 

Onde será o Concurso Público Nacional Unificado ?

 

O Concurso Público Nacional Unificado será realizado em 180 cidades em todas as 5 regiões do Brasil.
A escolha das cidades levou em consideração a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso.

Aqui está a distribuição das cidades por região:

Região Nordeste: 39 cidades
Região Nordeste: 50 cidades
Região Centro-oeste: 18 cidades
Região Sudeste: 49 cidades
Região Sul: 23 cidades
Caso a estrutura do município selecionado não seja adequada para sediar o concurso, as provas serão conduzidas em cidades vizinhas.
A escolha de realizar o certame em 180 cidades em todo o país visa democratizar o acesso da população às oportunidades no serviço público.

 

Quando será o Concurso Público Nacional Unificado?

 

O Concurso Público Nacional Unificado seguirá o seguinte cronograma:

Publicação do edital: 10 de janeiro de 2024

Período de inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024

Aplicação das provas: 5 de maio de 2024

Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação: 3 de junho de 2024

Divulgação final dos resultados: 30 de julho de 2024

Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto de 2024.

O Concurso Público Nacional Unificado foi proposto pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos com o objetivo de centralizar os certames autorizados para o recrutamento e a seleção de servidores públicos federais nas vagas autorizadas em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.

Aqui estão algumas razões para a realização do Concurso Nacional Unificado:

Qualificar a seleção: O Estado precisa de servidores públicos capazes de propor, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas orientadas à resolução de problemas.

Reconstruir a capacidade dos órgãos: Esse modelo unificado agiliza a contratação de servidores, reconstruindo a capacidade dos órgãos após a perda de 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.

Democratizar o acesso: A aplicação das provas em cerca de 180 municípios pode aproximar o perfil dos aprovados em concursos públicos ao perfil da população do Brasi.

Representar a diversidade da população: Selecionar pessoas com vivências diferentes, capazes de incidir na elaboração de políticas públicas, garante maior legitimidade à máquina pública.

 



 

 

Inscrições:

Para se inscrever no Concurso Público Nacional Unificado, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site da banca organizadora. O órgão está trabalhando para finalizar os trâmites de contratação da organizadora.
  • Escolha um dos oito blocos temáticos e indique, por ordem de prioridade, os cargos que deseja concorrer dentro do mesmo bloco.
  • Preencha o formulário de inscrição com seus dados pessoais.
  • Envie o formulário e emita o boleto para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor ainda será informado.

É possível realizar a inscrição em mais de um cargo, desde que ele esteja no mesmo bloco temático.

Por exemplo:

  • No bloco de “Políticas Sociais; Justiça e Saúde” será possível candidatar aos cargos do MGI, Funai, Fiocruz, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os detalhes específicos, como valores das taxas, critérios de isenção, entre outros, serão confirmados nos editais de abertura.

 

Site do Concurso Público Nacional Unificado