Currículo para primeiro emprego: veja dicas e modelo

Veja dicas de como montar o currículo para primeiro emprego e inspire-se em um modelo pronto para não cometer erros.

O currículo para primeiro emprego não é algo tão simples de fazer, afinal, o profissional ainda tem poucas vivências nos quesitos de formação e experiência profissional. Os jovens costumam ter muitas dúvidas com relação à elaboração desse documento e não sabem ao certo como buscar a primeira chance no mercado de trabalho. Nessa matéria, iremos apresentar algumas dicas úteis para montar o primeiro currículo e mostrar modelos que funcionam bem no recrutamento.

O recrutador, ao analisar a idade de um candidato no currículo, já imagina que ele possui pouca experiência. Portanto, não adianta ressaltar as habilidades, pois não há empregos anteriores capazes de comprovar isso. A melhor forma de tornar o documento atrativo é destacar a formação escolar, algum curso complementar ou algum trabalho informal (bicos) que revele os pontos positivos do perfil profissional.



Você não tem experiência? Então aprenda a montar o seu currículo. (Foto: Divulgação) aquitemtrabalho.com.br

Como fazer currículo para primeiro emprego?

O currículo, também conhecido como curriculum vitae (CV), é o primeiro contato que a empresa tem com o candidato à vaga de emprego, por isso ele precisa ser um documento claro, objetivo e conciso. É com base nas informações apresentadas que se consegue traçar um perfil profissional.

Passo a passo do primeiro currículo

Para facilitar a elaboração do currículo para primeiro emprego, iremos apresentar o passo-a-passo da organização do conteúdo, considerando os tópicos fundamentais. Confira:

Dados pessoais

Assim como o currículo tradicional, o currículo voltado para o primeiro emprego também começa com as informações pessoais. No início da página, é preciso incluir o nome completo, a idade, o estado civil, o endereço, a cidade, o telefone e o e-mail. CPF e RG não são necessários.

Objetivo profissional

Na hora de redigir o objetivo profissional, é muito importante ser claro e objetivo. Você deve listar os cargos de interesse. Caso não exista uma vaga específica, recomenda-se incluir nesse tópico a área de atuação.

Destaque a sua formação acadêmica. (Foto: Divulgação) aquitemtrabalho.com.br

 

Formação

Nesse tópico, não é preciso incluir todas as escolas que você passou. A formatação correta é começar pelo último grau de escolaridade, informando o nome da instituição, o curso e o ano de conclusão (ou previsão para o término). Exemplo: um jovem que não tem faculdade, mas sim curso técnico, deve começar por esse nível de formação.

Cursos extracurriculares

Que você é um profissional sem experiência, o recrutador já sabe. No entanto, existem formas de mostrar a sua dedicação e empenho no tópico de cursos extra curriculares. Procure incluir os cursos de idiomas, informática ou alguma outra área que tenha relação com a vaga pretendida.

Voluntariado ou outras experiências

Caso você já tenha desenvolvido algum trabalho voluntário ou mesmo participado de um programa de intercâmbio, esse tópico é o lugar certo para citar a experiência. Tudo o que está relacionado ao mercado informal também cabe nesse item.

Faça um texto claro e objetivo. (Foto: Divulgação) aquitemtrabalho.com.br

Dicas para o 1º currículo

Não cometa pecados

Em geral, o jovem deve evitar a inclusão de foto, números de documentos, título “Currículo”, certificados de cursos em anexo, cartas de referência e pretensão salarial.

Cuidado para não ser muito genérico

Na hora de redigir o objetivo profissional, é importante não ser muito genérico, como por exemplo, escrever apenas “que deseja um emprego”. Por mais que você não tenha experiência, é importante optar por uma colocação. Também não escreva que deseja aprender e se desenvolver, deixe para falar isso na entrevista.

O jovem que está buscando o primeiro emprego pode deixar um tópico para falar sobre as suas habilidades, mas vale a pena tomar cuidado para não ser genérico com os adjetivos, como “proativo” ou “criativo”. Experimente falar sobre conhecimentos técnicos, pois eles pesam mais no processo de seleção.

Fale sobre os seus feitos

A falta de experiência profissional pode ser compensada um pouco com a menção de “bicos”. Você pode incluir no currículo informações sobre o trabalho em empresa familiar, trabalho temporário ou organização de algum evento. Iniciação científica, mérito acadêmico e trabalho de conclusão de curso também são feitos que podem ser mencionados.

Modelo de currículo para primeiro emprego

Clique aqui para conferir um modelo de currículo para primeiro emprego em PDF. Inspire-se nesse documento, que possui a formatação perfeita para se candidatar a uma vaga de estágio ou jovem aprendiz. Caso você tenha dificuldades na formatação, utilize a ferramenta Gerador de Currículo.com.br.

 

Fonte: https://viacarreira.com/

COMO ESCREVER UM CURRÍCULO EFICAZ: DICAS E EXEMPLOS

 

Postado por: https://aquitemtrabalho.com.br
Curta no página no Facebook – https://www.facebook.com/aquitemtrabalhosempre
Inscreva-se no Canal: AQUI TEM TRABALHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments